Vivemos em uma época em que o volume de dados gerados e consumidos diariamente, é imensurável. Tudo que vemos, ouvimos, sentimos, se tornam nossa base de dados pessoal que forma nossas decisões.
Estima-se que um adulto, toma em média 35 mil decisões por dia, sejam conscientes ou inconscientes. E todas são embasadas em nossas experiências e dados cultivados. O que nos dá o que chamamos de intuição.
No ambiente corporativo, tendemos a utilizar nossas experiências como base na tomada de decisão. Porém, a velocidade com a qual as tendências, novas tecnologias e habilidades mudam, cada vez mais fica explícito que nossa intuição não é a melhor ferramenta.
Enquanto a intuição pode apontar direções, é extremamente necessário ter evidências concretas para apoiar decisões. Isto é um grande diferencial na hora de fazer um investimento, ou tomar o caminho correto.
É nesta hora que entra a análise de dados.
Primordialmente, o embasamento na análise de dados, valoriza as decisões e abre um universo onde tudo pode ser medido e melhorado em tempo real.
Aqui entra um investimento poderoso, tanto em infraestrutura quanto técnicas e práticas especializadas, pois, muitas oportunidades que antes não eram vistas, vão emergir. Existem grandes chances do modelo de negócio de uma empresa mudar radicalmente a partir do momento que a análise de dados entra no rol estratégico.
Um fator determinante também entra em jogo: a cultura de dados tem que existir numa organização como um todo, de ponta a ponta de todos os processos. De nada adianta um departamento ou setor trabalhar isoladamente sem contribuir ou se alinhar com o valor integral.
Estratégia na implantação dos dados
Nenhuma mudança categórica consegue de fato ser implantada sem uma estratégia definida. E a implantação de uma cultura de dados não é diferente.
Com a captação de dados, é muito fácil se sobrecarregar de informações e possibilidades de cruzamento. Por tanto o planejamento do que realmente deve ser feito e seus objetivos é determinante para o sucesso.
Outro ponto muito importante é executar toda a implantação tendo como ponto principal o negócio. A visão de negócio é parte intrínseca na implantação de uma cultura de dados e em seus processos de ponta a ponta. Sem isso, o projeto não faz sentido algum.
A coleta e tratamento dos dados devem ser feitos com o intuito de medir o que é importante e responder às perguntas que devem ser feitas na tomada de cisão. Coletar tudo e tratar tudo, não é eficiente, trabalho inteligente sempre supera trabalho demais.
Por fim, a análise de dados pode trazer vários níveis de complexidade, braços analíticos fortes podem ser necessários. A estruturação de uma expertise no assunto é a chave para geração de valores com estes dados. É aqui que dados se transformam em informações que por sua vez se tornarão conhecimento.
Todo este processo, sem bem estruturado, é responsável por gerar transformações, e hoje, são a chave para se manter no mercado. Quem ainda não tem embasamento em análise de dados, está ficando cada dia um passo para trás, ao mesmo tempo que os que utilizam desta cultura estão acelerando seu desempenho.